Quantos dias demora para receber o pagamento após a perícia? Até 45 dias após a data de apresentação do beneficiário do documento que confere a concessão do benefício.
O auxílio-doença é um benefício voltado para trabalhadores que estão incapazes de exercer suas atividades por motivo de doença. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confere a incapacidade laboral a partir de perícia médica, que também pode ser realizada para segurados que querem pedir a prorrogação do auxílio doença.
Muitas vezes, os beneficiários precisam esperar por meses para que a perícia seja realizada. Isso acontece por não haver um número de médicos-peritos suficiente diante do número de doentes.
Porém, o Tribunal Regional Federal (TRF) estipulou que o INSS possui o prazo de realizar perícia em até 45 dias. Contudo, se esse prazo for ultrapassado, o benefício deve ser concedido de forma automática.
Isso porque, o TRF compreende que o requerimento do benefício ocorre porque o trabalhador está incapacitado de exercer sua função. Assim, ficar sem uma renda é uma forma de risco à sobrevivência e dignidade.
Além disso, se o INSS demorar demais para a perícia, há a possibilidade de recuperação da capacidade laborativa, o que vai fazer com que se deixe de receber o benefício que é um direito do beneficiário que contribui com a previdência social.
O que fazer para receber o auxílio-doença? Como agendar a perícia?
Se você está impossibilitado de trabalhar, é preciso que reúna toda a documentação médica que comprove a incapacidade laboral e dar entrada no benefício. O primeiro passo é o agendamento da perícia.
O INSS precisa submeter o trabalhador à perícia em um prazo de 45 dias para que o pagamento seja liberado.
A perícia pode ser agendada no aplicativo Meu INSS, que está disponível para Android e iOS.. É possível escolher entre Perícia Inicial ou Perícia de Prorrogação se já estiver recebendo o auxílio.
No dia e hora marcados no agendamento, o segurado deve comparecer à agência do INSS portando seus documentos pessoais originais com foto e documentos médicos originais, como exames, laudo, receitas, etc.
Saiba como pedir auxílio-doença pela internet e receber antecipação de até R$ 1.045
Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o INSS está recebendo online os atestados médicos dos segurados. O envio do documento pode ser feito a partir do aplicativo “Meu INSS”.
Ao usar a plataforma para solicitar o auxílio-doença, haverá a antecipação de R$ 1.045,00 quando o atestado for validado pela perícia médica do órgão.
É importante que o atestado médico esteja legível e sem rasuras e contenha a assinatura do profissional emitente com carimbo com o registro do Conselho de Classe.
É preciso também que conste o CID (Código de Identificação da Doença) e o prazo estimado de repouso para que haja a recuperação.
A resposta para a pergunta “Quantos dias demora para receber o pagamento após a perícia?” é que são até 45 dias, pois entende-se que o trabalhador precisa do benefício para se sustentar enquanto não pode realizar sua atividade laboral. Para que nada dê errado e o benefício seja concedido o quanto antes, é importante ficar atento para os documentos e laudos médicos pedidos durante a perícia.