Quanto tempo demora para receber o primeiro pagamento da aposentadoria?

Quanto tempo demora para receber o primeiro pagamento da aposentadoria? A média é entre 15 e 45 dias. A data depende do dia que o benefício for aprovado.

Se a aposentadoria for aprovada no dia 15 de janeiro, é provável que o beneficiário receba no início de fevereiro. Já se o benefício saiu no dia 25 de janeiro, o pagamento deve ser feito somente no início de maio.

Como receber o primeiro salário da aposentadoria?

Para receber o primeiro salário do benefício da aposentadoria concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o beneficiário precisa se dirigir até ao banco indicado na carta de concessão.

Para o recebimento do salário, é preciso levar a carta de concessão e um documento de identificação com foto atualizado. Em caso de não poder ir na agência indicada na carta, há a possibilidade de solicitar a mudança da agência, mas o processo pode demorar.

Se o aposentado não for receber o primeiro pagamento em até 60 dias, será preciso fazer a solicitação de um Pagamento Alternativo de Benefício (PAB), que é um serviço em que o pagamento é concedido ou reativado após o fechamento da folha do mês. A liberação a partir do PAB passa por uma avaliação para ser autorizado ou cancelado.

Quanto tempo demora para receber o primeiro pagamento da aposentadoria concedida pela justiça

Quanto tempo demora para receber o primeiro pagamento da aposentadoria?

Se a aposentadoria for concedida através de requerimento na justiça, no primeiro pagamento o beneficiário vai receber também os atrasados, que pode ser pago por Requisição de Pequeno Valor (RPV) ou Precatório, que são ordens de pagamentos emitidas pelo Tribunal Federal. Com esta ordem, o beneficiário deve se dirigir à agência bancária indicada no documento para receber os valores.

O RPV ou Precatório chegam diretamente no processo e deve ser comunicado pelo advogado previdenciário responsável pelo processo. A concessão é emitida no CPF do beneficiário e o que diferencia os dois é o valor a ser recebido. O RPV é usado se o valor atrasado for de até 60 salários mínimos. Com essa modalidade,  o tempo de espera para receber o benefício costuma ser menor, costuma ser de em média 60 dias.

Já para o Precatório, é usado quando o valor a ser pago é de acima de 60 salários mínimos e pode demorar até dois anos para  que o beneficiário receba o pagamento.

Quem tem direito a aposentadoria?

Tem direito a aposentadoria, trabalhadores que contribuem ou contribuíram com a Previdência Social: empregados domésticos, trabalhadores no regime CTPS, Microempreendedores Individuais (MEI), trabalhadores avulsos (trabalhadores que prestam serviços à empresas, mas são contratados por sindicatos), contribuintes individuais, segurados especiais (trabalhadores rurais, pescadores e índios) e segurados facultativos (donas de casa, estudantes, desempregados, trabalhadores autônomos, etc.).

A aposentadoria pode ser por idade (60 anos para mulheres e 65 para homens), trabalhadores rurais (55 para mulheres e 60 anos).

O benefício também pode ser concedido a partir do tempo de contribuição, que é estipulado 30 anos de contribuição para mulheres e 35 para homens.

A aposentadoria também pode ser concedida por invalidez, que é quando por doença ou acidente o trabalhador é considerado incapaz de exercer sua atividade. primeiramente, o segurado pede um auxílio-doença e, caso a incapacidade seja constatada na perícia médica, a aposentadoria por invalidez é indicada.

A resposta para a pergunta “Quanto tempo demora para receber o primeiro pagamento da aposentadoria?” é que em benefícios aprovados sem que seja preciso a intervenção da justiça, o tempo é de 15 a 45 dias. Para aposentadorias em que foi preciso recorrer à justiça, o tempo para o recebimento pode variar de em média 60 dias (RPV) ou até de um ano e meio a dois anos (Precatório).