Quanto tempo demora para constar o pagamento do licenciamento?

Quanto tempo demora para constar o pagamento do licenciamento? O prazo para constar o pagamento do licenciamento deve ser de máximo 3 dias úteis após a quitação.

Após o pagamento, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é emitido na versão digital. 

O CRLV nada mais é do que popularmente chamamos de licenciamento e trata-se de um documento de porte obrigatório para todos os proprietários de veículos do Brasil e precisa ser renovado todos os anos. Isso porque, com esse documento, os agentes de trânsito podem comprovar que o veículo está dentro das normas para circular em vias públicas.

Como pode ser feito o pagamento do licenciamento?

Quanto tempo demora para constar o pagamento do licenciamento?

É possível fazer a consulta do status do licenciamento do veículo no site do Departamento Estadual De Trânsito (DETRAN) de cada Estado. Para isso, é preciso informar a placa e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

O calendário anual de pagamento do licenciamento é estipulado a partir de um calendário que leva em conta o último dígito da placa do veículo.

As datas podem ser alteradas de um estado para o outro. Por isso, você deve consultar a sua data no DETRAN de seu estado.

Normalmente, o DETRAN envia o boleto para o pagamento do licenciamento e renovação do CRLV ou mesmo também pode ser retirado pelo site.

Para fazer o pagamento de licenciamento, é preciso quitar todas as dívidas existentes, como o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT), que é um seguro obrigatório, e multas. O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas.

Você pode pagar o licenciamento em bancos, lotéricas, internet banking e caixa eletrônico.

Após cair o pagamento, o documento vai ficar disponível para fazer download e imprimir a partir do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e também no Portal de Serviços Denatran (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/).

O que acontece se atrasar o licenciamento?

O pagamento da taxa pode ser feito após o prazo acrescido de multa e juros. Contudo, é preciso salientar que o CRLV é um documento obrigatório e, caso você não o tenha, o seu carro estará circulando de forma irregular.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sem CRLV é uma infração gravíssima, com pagamento de R $293,47, sete pontos na carteira e apreensão e remoção do veículo. O proprietário vai ter que pagar as diárias e despesas do veículo no pátio do DETRAN até que regularize a situação da documentação e possa retirá-lo.

Por isso, se atrasar o pagamento do licenciamento ou tiver algo que impeça a emissão do CRLV, o recomendado é que o carro fique na garagem até que seja regularizado.

A resposta para a pergunta “Quanto tempo demora para constar o pagamento do licenciamento?” é que o prazo costuma ser o mesmo para a compensação de um boleto, ou seja, 3 dias úteis. Após o pagamento, você pode fazer a consulta do status no site do DETRAN de seu estado. Atualmente, desburocratizando o processo, o CRLV fica disponível de forma online.