Quanto tempo demora para cair o pagamento de um boleto?

Quanto tempo demora para cair o pagamento de um boleto? Demora muito? O prazo para um boleto ser compensado é de até 3 dias úteis. Contudo, normalmente, o pagamento cai antes desse período. Se você pagar um boleto até às 21h, em dias de semana, que são os considerados dias úteis, é comum que a confirmação ocorra no dia seguinte.

Contudo, se o pagamento for feito após às 21 da sexta, sábado ou domingo, o pagamento é compensado geralmente na terça-feira.

Formas de fazer o pagamento de um boleto

Quanto tempo demora para cair o pagamento de um boleto?

Quem não gosta da praticidade de não ter que enfrentar filas bancárias para fazer um pagamento? 

Atualmente, a forma mais simples de pagamento, atualmente, é a partir de aplicativos de instituições financeiras, onde você pode pagar usando o seu smartphone ou computador. É comum que as instituições financeiras também permitam que faça o agendamento de pagamento, o que facilita para que você não perca o prazo. 

Também é possível fazer a antecipação do pagamento, ou seja, pagar antes do vencimento.

De forma mais tradicional de quitação de boletos, é possível pagar boletos em bancos, lotéricas, correspondentes bancários e caixas eletrônicos.

Como pagar um boleto vencido?

Os juros e as multas podem desorganizar as finanças. Por isso, o recomendado é pagar o boleto vencido o quanto antes. Se seu boleto venceu e por algum motivo você não realizou o pagamento, saiba que desde 2018 é possível pagar boleto vencido em qualquer instituição bancária, lotérica ou agência dos Correios. 

Antes disso esse tipo de operação era mais complicada, pois os boletos com prazo de vencimento estourados só podiam ser pagos na instituição que emitiu o documento.

Hoje em dia, há uma plataforma que agrega todas as informações do boleto a ser pago, o que inclui multa, juros e encargos para que pagamentos sejam feitos depois do vencimento.

A mudança foi uma exigência do Banco Central para que os bancos deixassem a forma de cobrança mais moderna. Os boletos vencidos também podem ser pagos pelo internet banking e nos caixas eletrônicos

Já na hora do pagamento do boleto vencido pode haver a atualização dos encargos, juros e multas. Caso não ocorra, essas cobranças virão na próxima cobrança, como é o caso de boleto de cartões de crédito.

Se o boleto tiver a data do vencimento marcada para um dia que caia durante o final de semana ou um feriado, é possível pagar no próximo dia útil sem que haja a cobrança de encargos. Nesse caso não precisa se preocupar com o vencimento do boleto.

A resposta para “Quanto tempo demora para cair o pagamento de um boleto?” é que em até três dias. Entretanto, o mais comum é que caia no próximo dia útil após o pagamento, no caso de operações realizadas até 21h. Fique atento ao limite de horário da instituição financeira que você realiza pagamentos, pois quando se passa do horário, o pagamento é agendado para o próximo dia útil, o que pode acabar gerando a cobrança de encargos por parte do emissor do boleto.