Qual o horário para pagar contas pela internet?

Qual o horário para pagar contas pela internet? Em geral, o horário limite para pagar contas pela internet é até as 22h. No entanto, depende muito do banco, porque cada um tem a sua própria programação.

Resolvi listar todas as informações que você precisa para ficar em dia com as contas. Confira só!

Qual o horário para pagar contas pela internet? Conheça a programação de cada banco!

qual o horário para pagar contas pela internet

Realizar pagamentos pela internet foi uma das maiores transformações digitais de todos os tempos. Além de agilizar todo o processo é uma praticidade que está ao alcance de todos.

Hoje, é possível pagar as contas em poucos minutos por meio de um notebook, tablet ou até mesmo celular. É uma excelente forma de evitar filas e tumultos no caixa eletrônico ou na boca do caixa.

Confira a seguir, a programação de horário de cada banco para pagamentos e transferências pela internet:

  • Banco do Brasil: pagamento de contas das 6h às 22h. Transferências: das 0h às 21h59.
  • Bradesco: pagamento de contas das 0h às 23h59. Transferências: das 0h às 21h30.
  • Caixa Econômica Federal: pagamento de contas das 7h às 21h. Transferências: das 7h às 20h30.
  • Itaú: pagamentos de contas das 0h às 23h. Transferências: das 6h30 às 17h para TED e das 6h30 às 22h para DOC.
  • Santander: pagamento de contas das 8h às 22h. Transferências: das 0h às 22h15 para DOC e das 0h às 16h30 para TED.

Quanto ao limite máximo, pode ser variável de acordo com o limite diário permitido para cada cliente. Sendo assim, se você pretende quitar sua conta no mesmo dia, vale a pena realizar o processo logo pela manhã.

Contudo, mesmo que você deixe para realizar o pagamento perto do horário limite, esse processo consta registrado. Sendo assim, você não pagará multas, mas o pagamento será compensado no dia seguinte.

Leia também: Qual é a diferença entre TED e DOC?

É seguro pagar contas pela internet?

A internet nos oferece uma vasta gama de possibilidades. Tudo é mais fácil, rápido e prático. Por outro lado, há também armadilhas, principalmente quando falamos no financeiro.

O aumento de usuários ativos em contas bancárias eletrônicas tornou-se um grande atrativo para hackers criminosos. Contudo, atualmente os aplicativos oferecem maior segurança do que anos atrás, quando essa tecnologia surgiu.

Mas vale a pena estar sempre atento e evitar alguns hábitos que podem facilitar o roubo de dados. Veja o que fazer para manter seu internet banking mais seguro:

  1. Não utilize a opção de navegadores para preencher senhas automaticamente. Se possível, desative essa opção.
  2. Não utilize wi-fi público para realizar suas transações bancárias pela internet.
  3. Se possível, utilize sempre um dispositivo (notebook, celular ou tablet) exclusivo para este fim. Dessa forma, você evita relacionar sites suspeitos ou clicar em links que podem trazer algum tipo de malware.
  4. Se possível, evite utilizar a autenticação de dois fatores por SMS ou e-mail, já que criminosos podem clonar chips ou contas de e-mail.
  5. Mantenha sempre os módulos de segurança atualizados, no caso de uso em notebooks ou tablets.
  6. Proteja o seu computador: utilize sempre um antivírus atualizado, pois é ele que irá proteger suas transações contra malwares ou vírus suspeitos.

Leia também: Onde pagar boletos acima de 1.000 reais?

Como faço para pagar contas pelo celular?

Antes de começar a utilizar essa praticidade, será preciso realizar um breve cadastro na sua agência bancária. Com isso, você terá direito a movimentar sua conta por meio dos principais dispositivos que você utiliza no dia a dia.

Basicamente você irá criar um nome de usuário, uma assinatura eletrônica para confirmar pagamentos e uma senha com 8 dígitos. Você poderá cadastrar até 3 dispositivos diferentes. Feito isso, basta realizar o download do aplicativo do seu banco ou baixar o programa executável para notebook ou tablet.

Em seguida, entre com o nome de usuário e a senha criados na agência bancária. No caso do notebook ou tablet, é interessante que você utilize um navegador seguro para efetuar as transações.

Na plataforma, você terá acesso a diversas opções como pagamentos, transações, extrato bancário, empréstimos, investimentos, etc. Ao selecionar a opção pagamentos, você será apresentado a outras opções. Basta selecionar a opção de pagamento desejada e logo você verá a possibilidade de realizar a leitura do código de barras por meio da câmera do celular.

O aplicativo irá realizar a leitura rapidinho e, em seguida, você verá um resumo da sua conta. Basta confirmar o pagamento com a assinatura eletrônica e prosseguir. Prontinho, contas pagas!

Se você efetuar o pagamento dentro dos horários estabelecidos, o valor é compensado no dia seguinte. Muito prático, não é mesmo? Agora você já sabe qual o horário para pagar contas pela internet e como fazer isso pelo celular. 😉

Aproveite para compartilhar e ajudar outras pessoas!