Por quanto tempo devo guardar contas pagas?

Por quanto tempo devo guardar contas pagas? Depende, pois cada conta possui um prazo específico para ser guardada, pois possuem relações diferentes com a prestação de contas que podem precisar ser feitas.

Há documentos fiscais que precisam ser guardados por anos. Enquanto as contas que recebemos todo o mês, como de água e energia,  podem ser descartadas mais rapidamente.

Leia o post até o final para saber o tempo que é preciso guardar cada conta.

Quanto tempo devo guardar contas pagas de consumo?

Por quanto tempo devo guardar contas pagas?

As contas de consumo mensal como água, energia elétrica, internet, telefone, etc, devem ser descartadas quando as prestadoras que oferecem esses serviços encaminham a declaração anual de quitação de débitos.

A declaração sempre é emitida no mês de maio. Após a emissão da declaração anual de quitação, você pode jogar as contas do ano fora e guardar só essa quitação.

É preciso ficar atento às faturas do mês corrente, pois é comum quando há inadimplência a prestadora colocar um aviso. Assim, se você tiver o comprovante de pagamento, é possível contestar o débito.

Já as faturas de cartão de crédito, recomenda-se guardar pelo período de cinco anos.

Quanto tempo devo guardar contas pagas de seguro?

Os seguros e suas apólices de serviços devem ser guardadas por um ano após o fim da vigência da apólice. Isto é, você deve guardar durante todo o tempo que a apólice estiver vigente.

Quanto tempo devo guardar contas pagas de imóveis?

De acordo com o Código Civil, todo o recebimento de aluguel de propriedade que seja anterior à data de 11 de janeiro de 1993 deve ser guardado por 20 anos.

O contrato de aluguel só deve ser jogado fora três anos depois das chaves do imóvel ter sido devolvidas. Já o comprovante de pagamento de parcelas de um imóvel financiado deve ficar guardado até que seja feita a mudança de propriedade no Registro de Imóveis.

Quanto tempo devo guardar multas de trânsito?

As contas de multas de trânsito devem ser guardadas por pelo menos dois anos. Infrações já quitadas devem ser arquivadas por três anos.

Quanto tempo devo guardar os boletos de tributos?

Enquadra-se em tributos, impostos anuais como IPTU, IPVA e Imposto de Renda. O prazo recomendado para o armazenamento desses documentos é de pelo menos cinco anos.

Como arquivar as contas pagas

Atualmente, é possível guardar os documentos e recibos em formato digital. No caso de você fazer o pagamento a partir do Internet Banking ou instituições que oferecem este serviço.

Se você realizar o pagamento de forma física, também é possível escanear o documento para fazer o arquivo digital. Vale ressaltar também, que as notas dadas por bancos e lotéricas tendem a apagar com o tempo. Por isso, é importante escanear ou tirar uma foto legível do comprovante. Isso também vale para notas fiscais de produtos que você compra e pode precisar de garantia, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Se você não tiver como ter um arquivo digital de suas contas, a melhor opção é ter uma pasta sanfonada e separar por categorias os documentos pagos, organizando mês a mês.

A resposta para a pergunta “Por quanto tempo devo guardar contas pagas?” É que depende da conta. Porém, o tempo mínimo costuma ser de um ano.