Pedágio passa cartão de crédito? Aceita crédito e débito?

A comodidade de realizar pagamentos com cartão de crédito ou débito são muitas, em especial em algumas situações específicas, como por exemplo em uma viagem. Mas afinal, pedágio passa cartão de crédito?

Esse é um debate que já existe há bastante tempo, mas se intensificou com a pandemia e as restrições de contato.

A utilização desse meio de pagamento, dentro desse contexto, reduziria os riscos de contaminação principalmente com o uso da tecnologia de aproximação NFC.

Além, é claro, de todos os benefícios que os cartões já agregam, como maior segurança, praticidade, agilidade, condições variadas de pagamento, organização e planejamento financeiro, etc.

Vamos imaginar uma pessoa que costuma viajar com muita frequência. O volume de pedágios atualmente é bastante expressivo. Levar consigo uma quantidade significativa de dinheiro para esses pagamentos pode gerar uma série de transtornos.

Dessa forma, a dúvida sobre se pedágio passa cartão de crédito ou não é muito comum. Mas não se preocupe, nesse artigo reunimos informações importantes sobre essa questão e, além disso, você também conhecerá outras opções disponíveis para tornar as suas viagens mais cômodas nesse sentido.

Pedágio passa cartão de crédito e débito

Afina, pedágio passa cartão de crédito?


Na realidade, pode-se dizer que o pedágio passa cartão de crédito sim. Pelo menos em alguns estados do Brasil já foi aprovada a lei que garante ao motorista essa possibilidade. Mas, infelizmente não são todas as praças do país que disponibilizam essa opção.

Existe ainda um projeto de lei, no âmbito nacional, que propõe a obrigatoriedade da aceitação de cartões em todos os pedágios e rodovias federais. Entretanto, como ainda não é algo efetivado, essa questão, na maioria das vezes, fica a critério das empresas do segmento.

Dessa forma, muitos motoristas precisam se limitar a utilização de notas, moedas ou o uso do sistema de Identificação Automática de Veículos (AVI), que também é conhecida por TAG, da qual falaremos melhor no próximo tópico.

De qualquer maneira, a ampliação nas formas de pagamento do pedágio em todo Brasil é uma iniciativa que vai agregar uma série de vantagens para todos que utilizam esse sistema.

“Nem sempre andamos com dinheiro ou moedas, por isso considero válida a iniciativa. Sem esquecer que essa é uma forma também de reduzir as infrações por falta de pagamento e evitar incômodos gerados aos que se esquece de levar consigo o dinheiro, em espécie”. Deputado estadual Silvio Fávero (PSL).

Dentre os estados que no pedágio passa cartão de crédito estão: São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e, na ponte Niterói, No Rio de Janeiro.

Quais as opções para o pagamento do pedágio?


Agora que você já sabe se pedágio passa cartão de crédito, que tal conhecer mais sobre outros meios de pagamento? Automatizando ou antecipando esse processo você poupa tempo e evita possíveis transtornos com o transporte de valores em espécie.

1. Identificação Automática de Veículos (AVI) ou TAG

Esse é um sistema de pagamento automático que somam muitas funcionalidades para os seus usuários. Isso porque, para além dos pedágios, pode ser utilizado para outras finalidades como o pagamento em estacionamentos, drive-thru e postos de combustível.

Sendo assim, uma TAG corresponde a um adesivo com um chip eletrônico colocado no veículo. Dessa forma, quando o carro passa em algum desses lugares, é feita uma leitura automática e o valor é debitado.

Existem muitas empresas que fornecem esse serviço, é importante pesquisar os custos benefícios e as mensalidades a fim de escolher a que melhor se encaixa nas suas necessidades.

2. Pagamentos antecipados por aplicativos

Muitas dessas empresas que atuam com esse tipo de serviço já estão disponibilizando aplicativos para a realização de pagamentos. A ideia é trazer as funcionalidades da TAG diretamente para o smartphone dos usuários.

Dessa forma, é uma solução que permite o pagamento do pedágio de uma forma antecipada garantindo assim muito mais praticidade ao usuário.

Do mesmo jeito, existem outros projetos que visam inserir o PIX como forma de pagamento possível. Visto que esse método está sendo cada vez mais utilizado pelos brasileiros, superando até mesmo o cartão de crédito/débito.

Dessa forma, a utilização de pagamentos antecipados são realidades cada vez mais consistentes. Entretanto, esses mecanismos e a sua implementação ainda estão em expansão, mas já são alternativas utilizadas em alguns estados. Como acontece com o uso de cartões para essa finalidade.

Enfim, espero que tenha gostado das informações e tirado suas dúvidas a respeito do pagamento de pedágio com cartão de crédito!