Outra pessoa pode sacar dinheiro da minha conta?

Será que outra pessoa pode sacar dinheiro da minha conta? Essa é uma indagação bem comum, e a resposta é não, salvo alguns casos específicos em que há a necessidade de uma procuração para o saque ser feito.

Outra ocasião permitida é um potencial furto da sua senha e cartão, visto que o caixa eletrônico não realiza essa verificação. Portanto, para saber mais sobre o assunto é só continuar aqui comigo e seguir com a leitura, vamos lá?

Outra pessoa pode sacar dinheiro da minha conta? Veja como funciona!

outra pessoa pode sacar dinheiro da minha conta

Para que isso venha acontecer deve haver uma situação extraordinária, onde a pessoa responsável pela conta esteja impossibilitada de sair para realizar o saque, vamos dizer, por motivos de saúde, por exemplo.

Para esses casos é necessário que seja feita uma procuração. Esse documento tem valor jurídico e nomeia um responsável por lidar especificamente com a conta pessoal de outra pessoa.

Contudo, esse processo é delicado, devendo ser muito bem planejado, uma vez que a pessoa nomeada de confiança pode fazer o que bem entender com as finanças.

Tirando esse fato não tão comum, as maneiras que consigo pensar para alguém vir a sacar em sua conta são:

  • No caso de você entregar a alguém de confiança sua senha e cartão, saque a ser feito em caixa eletrônico.
  • No caso de você ter seus documentos e senha subtraídos, ou seja, roubados.

É justamente por isso que vira e mexe a gente escuta fulano dizer que houve um saque indevido em sua conta, algo que a pessoa nem ciente estava. Para situações como essa, é fundamental procurar de imediato a agência bancária, quando identificar um movimento em sua conta não reconhecido por você. Vou falar mais sobre isso a seguir, acompanhe!

Leia também: Documentos necessários para abrir conta na Lotérica

Identifique onde e quando o dinheiro foi sacado

A sensação de um dinheiro sacado indevidamente é péssima, mas isso não significa que você deve se desesperar. Para identificar as características do saque acesse de forma simples e rápida o serviço de Internet Banking, a fim de saber mais informações.

Mas uma coisa eu digo de antemão, procure se lembrar se não há algum tipo de transferência ou débito que estava em agendamento. Falo isso, pois, já vi inúmeras vezes conhecidos realizarem essa antecipação e não se deram conta de que foram eles quem gastaram aquele valor.

Ah, algum familiar seu também faz uso do mesmo cartão? Existe a possibilidade de alguém conhecido e próximo ter feito a movimentação? É fundamental excluir todas as principais possibilidades antes de notificar o banco.

Feito isso e constatado, de fato, que o dinheiro foi sacado de forma fraudulenta, é o momento de acionar sua agência bancária com o direcionamento de “indício de fraude”. Em seguida, o próximo a ser acionado é o gerente do seu banco.

Esse processo visa ressarcir você de qualquer valor tirado de forma ilegal da sua conta. Afinal, o banco é responsável pelo seu dinheiro, não é mesmo? Por outro lado, há também a possibilidade de o saque ter sido feito de forma virtual, isto é, se caracterizando uma fraude on-line.

Nesses casos, há a chance de o seu cartão ter sido clonado ou mesmo a senha roubada. Para ambas as situações, você deve correr atrás de registrar um boletim de ocorrência quando o gerente determinar se tratar de fraude.

DICA EXTRA: embora o dinheiro tenha sumido, há solução e para isso o gerente é o responsável por dar andamento ao processo todo, mas peça para que ele te deixe sempre a par de novos indícios.

Como ampliar os cuidados com seu cartão e senha

Não há por onde, prevenir é sempre melhor que ter que remediar eventualmente, e isso se aplica aqui. Claro, em muitos casos o correntista nem sabe que foi vítima de uma fraude, mas existem certos cuidados que você pode tomar diariamente.

  • Mantenha sempre senha e cartão separados de documentos pessoais.
  • Nunca forneça sua senha ou empreste seu cartão a desconhecidos, principalmente na agência, espere alguém autorizado te ajudar.
  • Nunca aceite ajuda de estranhos ao acessar o caixa eletrônico, já vi muitos casos onde o fraudador faz suas vítimas no próprio caixa.
  • Evite passar seu cartão em estabelecimentos duvidosos, pois infelizmente no mercado, há máquinas clonadas.
  • Tenha sempre atenção aos extratos da sua conta, visando sempre identificar possíveis incoerências logo no início.
  • No mais, procure seus direitos e os responsáveis pela agência em caso de problemas.

Portanto, nenhuma outra pessoa pode sacar dinheiro da minha conta, salvo eu mesmo ou casos de necessidades específicas. Para todos os cenários de dúvidas, mantenha uma relação próxima com seu banco. Compartilhe as dicas! 😊