O que significa boleto com baixa operacional?

Certamente você já ouviu falar e quer aprender mais sobre o que significa boleto com baixa operacional. Se isso também aconteceu com você, saiba a seguir como resolver essa situação!

Esse é um tema muito importante, mas que muitas vezes é negligenciado pelas empresas e empresários. Contudo, isso pode impactar muito na saúde financeira da empresa, já que não efetuar a baixa operacional pode ocasionar em grandes prejuízos.

Então, se você quer obter mais controle sobre isso, veja a seguir o que significa boleto com baixa operacional e por que ter atenção!

Mas o que significa boleto com baixa operacional?

o que significa boleto com baixa operacional

Em 2018 a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) aprovou novas regras sobre boletos bancários e uma delas foi a proibição de boletos sem registro. Sendo assim, o lançamento de boletos simples não poderá mais ser efetuado.

Essa medida foi tomada, justamente para evitar fraudes e golpes, já que esse tipo de boleto não passava por um sistema de rastreamento e identificação. Com as novas regras em vigor, há informações complementares nos boletos como o nome da empresa beneficiada e o nome do pagador.

Boleto com baixa operacional significa um boleto inválido, ou seja, que já foi cancelado. Isso acontece quando ocorre divergências de informação ou erros na emissão do documento.

Como um bom exemplo, vamos imaginar uma loja online. Um cliente resolveu comprar um produto e gerou um boleto de pagamento. No entanto, por algum motivo ele resolve desistir da compra. Em lojas de e-commerce, basta não realizar o pagamento que automaticamente sua compra é cancelada.

Mas algumas lojas deixam de dar baixa nos boletos não pagos e isso pode gerar custos extras, já que a partir do momento em que o banco recebe os dados em seu sistema, passará a cobrar taxas pela manutenção de boletos em aberto.

Geralmente a taxa cobrada por alguns bancos é de aproximadamente R$4,00. Se o volume de boletos aumentar, imagine só o valor de custos desnecessários a empresa pagará. Certamente será um valor significativo que impactará muito nos lucros do negócio.

Por isso é tão importante realizar a baixa operacional de boletos inválidos.

Meu boleto consta baixa operacional e não consigo pagar

E se um consumidor receber um boleto constando baixa operacional, o que deve ser feito? Em alguns casos, as empresas atrasam o envio depois do fechamento de envio de fatura e a fatura já chega atrasada na casa do consumidor.

Quando isso acontece, o boleto será registrado e a baixa será realizada automaticamente após a data de vencimento. Se o consumidor tentar pagar o boleto após a data do vencimento, ocorrerá esse problema com a seguinte mensagem: “não permitido pagamento, boleto com baixa operacional.”

Nesse caso, será necessário pedir uma segunda via do boleto bancário. Você não pagará multas e juros, a não ser que você não peça a segunda via. O pagamento pode ser realizado normalmente por transferência bancária ou pela emissão de um novo boleto com nova data de vencimento.

Agora você conseguiu compreender o tamanho da importância da baixa operacional, não é mesmo? Espero ter ajudado a sanar todas as suas dúvidas. Aproveite para compartilhar essas informações em suas redes sociais!