O que acontece se transferir dinheiro para conta errada?

O que acontece se transferir dinheiro para conta errada? É possível recuperar? Não. Se você enviou o dinheiro para uma conta errada ou se arrependeu de uma transferência, o banco não é obrigado a ajudar na recuperação de dinheiro, mesmo em caso de golpe.

Pois ao fazer qualquer transação bancária, é preciso que você digite a senha de sua conta, autorize com a biometria ou utilize o itoken de seu smartphone no Internet Banking.

Esses recursos são colocados pelo banco como uma barreira de segurança e para comprovar que você está autorizando a transação, que, após concluída, gera um comprovante.

No momento em que você faz uma transferência de sua conta, seja por TED, DOC ou Pix, o dinheiro sai dela, ainda que não seja depositado imediatamente para o destinatário.

Agora, se você fez uma transferência para uma conta inexistente ou que esteja bloqueada, o dinheito retorna para sua. Isso acontece quando o número da agência, conta ou outro dado não conferem.

O que acontece se transferir dinheiro para conta errada? Que medida posso tomar em caso de arrependimento?

O que acontece se transferir dinheiro para conta errada?

Se você fez uma transferência errada, vale a pena tentar entrar em contato com o banco o mais rápido possível e ver se é possível o cancelamento da TED ou DOC.

As chances são pequenas, mas, como não custa nada tentar, informe o valor que depositou, conta do destinatário e remetente, dia e horário da transação e a justificativa do erro.

Mais uma vez ressalto que fazer isso não é uma garantia que sua transferência vai ser cancelada.

O que fazer para tentar recuperar o dinheiro transferido após um golpe?

Infelizmente, hoje em dia muitos são os casos de golpistas que se passam por outra pessoa e/ou empresa. Se esse é o caso para você querer o estorno de sua transferência, primeiramente é preciso fazer um Boletim de Ocorrência (BO) explicando o caso e anexando as provas que você possui.

Também nesses casos, quanto mais rápido você agir, maiores são as chances de recuperar o dinheiro.

Então, se perceber que foi vítima de uma fraude, entre em contato com o banco no mesmo momento para informar.

Ainda em caso de golpes, o Banco não é obrigado a fazer o estorno. Muitas vezes, o cliente tenta reaver a quantia por um processo na Justiça. 

Dá para recuperar dinheiro enviado por Pix?

Nesses casos, a recuperação do montante é ainda mais difícil. Isso porque, o Pix cai na conta do remetente em média somente após dez segundos após a transação ser finalizada. Por isso, é essencial prestar bastante atenção nos dados digitados.

Se o Pix enviado foi pela chave de telefone, a melhor opção é tentar entrar em contato com a pessoa e explicar a situação, pedindo a devolução.

A resposta para “O que acontece se transferir dinheiro para conta errada?” é que as chances de o Banco devolver são muito pequenas. Isso porque, a validação das transações são feitas a partir de senha, biometria ou itoken, que são uma comprovação de que você queria realizar aquela operação.

Por isso, para não correr o risco de passar por esse transtorno, cheque com muita atenção os dados e valores da transferência. Em caso de dúvida, cogite fazer um agendamento de transferência, pois se não houver certeza, é possível apagar a transação antes do dia da mesma se concretizar.