O que acontece se eu não pagar a fatura do cartão de crédito?

Afinal, o que acontece se eu não pagar a fatura do cartão de crédito? Saiba que a primeira ação tomada pela administradora do cartão é cancelar seu crédito, ou seja, bloquear o cartão dentro de alguns dias. Mas isso é só o começo de um processo trabalhoso!

Portanto, para esse tema eu recomendo muito que continue a leitura, pois além de mostrar exatamente o que pode acontecer, vou te passar algumas dicas indispensáveis para colocar tuas finanças em dia. Confira!

O que acontece se eu não pagar a fatura do cartão de crédito? O que me aguarda?

o que acontece se eu não pagar a fatura do cartão de crédito

Nos últimos anos, a vida financeira do brasileiro tem se tornado bem complicada. Muitas pessoas que nunca tiveram problemas com finanças se veem em uma situação sem saída.

Em outras palavras, acabam tendo dificuldades para honrar seus compromissos, e o cartão de crédito costuma ser o primeiro a “ir para o ralo”. Por outro lado, é muito ruim deixar de pagar seu cartão de crédito, pois os juros cobrados por atrasos beiram o desrespeito com o consumidor, mas infelizmente é assim que funciona.

Sendo assim, quando você deixa de pagar a fatura do seu cartão, você se torna inadimplente e automaticamente começa a decorrer de juros e multas. Certamente você receberá uma notificação da administradora, lembrando que a fatura está em aberto.

O tempo para o bloqueio do cartão varia de banco para banco, mas é por volta do décimo dia de atraso que o cartão é bloqueado. Quando isso acontece você não consegue mais utilizar o cartão até que regularize o pagamento total.

Seguindo uma política de “bom relacionamento” com o cliente, a administradora costuma aguardar um período de 30 dias, até dar início às notificações de que seu nome será incluso junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Contudo, tenha calma, pois ainda há espaço para negociação, bastando apenas entrar em contato com os responsáveis e os deixar cientes de que está em busca de quitar sua dívida.

DICA EXTRA: recomendo procurar sua administradora de cartões o quanto antes, mesmo que só consiga pagar em alguns dias, pois os juros costumam correr ao longo de todos os dias de atraso, criando uma bola de neve difícil de ser desfeita!

O que você paga ao atrasar a fatura do cartão de crédito?

Sim, todo mundo sabe que o valor de um cartão atrasado é simplesmente assustador, não é verdade? Mas na prática, você sabe o que está embutido em uma fatura atrasada? Vou te mostrar agora!

  • Multas: difere de banco para banco, mas é comum que a multa fique próximo dos 2%, mas não é cumulativo, ou seja, indefere se você atrasou 1 ou 10 dias, a multa terá o mesmo valor.
  • Juros por dia de atraso: é outro valor cobrado por atraso, podendo encostar em 1%.

Portanto, geralmente você deverá arcar com ambas as porcentagens quando for regularizar sua fatura do cartão. Por outro lado, é importante salientar que estou criando um cenário onde você tenha planejado a esquematização de quitação do seu cartão.

Eu gosto de pensar assim, mesmo que uma fatura esteja atrasada é fundamental planejar os próximos passos, a fim de identificar o que pode ser mais vantajoso, por vezes é melhor esperar alguns dias para pagar a fatura total ao invés de entrar de cabeça no pagamento mínimo da fatura, entenda mais a seguir!

Leia também: Cartão de crédito para negativado com limite: qual o melhor?

O que você deve considerar ao pagar apenas o valor mínimo?

Primeiramente, devo deixar bem claro que a opção de realizar o pagamento mínimo é seu último recurso, pois nesse caso, você acaba caindo no rotativo do cartão de crédito, e essa taxa é imperdoável.

Para você ter uma ideia, em abril de 2020, o juro médio do rotativo do cartão de crédito chegou em 326,4% ao ano.

Isso faz com que o pagamento mínimo seja cruel com seu bolso, pois dá a sensação de que está tudo certo. No entanto, no mês seguinte você terá que arcar com: o restante da fatura anterior acrescida de juros, a fatura atual e possíveis multas e juros por atrasos, criando um valor bem alto.

É por isso que sempre digo o seguinte: você não conseguirá pagar sua fatura no vencimento? Você tem alguma previsão de quando terá o dinheiro? Será em 5 ou dias 10 mais ou menos?

Não seria mais vantajoso aguardar alguns dias, mesmo que decorra juro de multa e atraso, para quitar a fatura inteira, ao invés do mínimo? Você deve ter isso bem planejado, para sempre tomar a melhor decisão.

DICA EXTRA: atualmente, as administradoras de cartão oferecem a opção de parcelamento parcial ou total da fatura. Sendo assim, você não precisa ficar receoso de ficar com dívida alta, pois os juros do parcelamento são bem mais baixos. Aliás, tenho aqui no blog tem um conteúdo que pode te ajudar, dá uma conferida!

Agora que já sabe o que acontece se eu não pagar a fatura do cartão de crédito, é hora de colocar suas finanças em dia. Não deixe de compartilhar as dicas! 😉