Como saber se meu cartão é de crédito ou débito

Como saber se o meu cartão é de crédito ou débito? Hoje você conhecerá algumas dicas muito importantes para não ser pego de surpresa na hora do pagamento.

Já vi muitas pessoas tentarem efetuar a compra no crédito, mas o cartão possui apenas a função débito. Sendo assim, é muito importante que você aprenda a identificar as diferenças de cada um. Confira a seguir!

Como saber se meu cartão é de crédito ou débito só olhando

como saber se o meu cartão é de crédito ou débito

Para saber se o cartão é de crédito ou débito, basta analisar com atenção o cartão. Se não tiver nada escrito na frente do cartão, significa que ele é somente crédito. Se for débito, deverá ter um indicativo na frente especificando que possui a função débito.

Caso for somente crédito, você perceberá que atrás dele terá 3 números, que é o código se segurança do cartão. Você precisará desse número para confirmar qualquer tipo de compra digital, ou seja, compras realizadas pela internet.

Esse código ajuda muito a evitar fraudes e roubos cibernéticos. Para efetuar compras físicas em caixas de lojas ou supermercado, você precisará informar apenas a senha do cartão com 4 números, que geralmente chega em sua casa antes do cartão ou você recebe no ato da criação da conta.

Ao efetuar compras com o cartão de débito, o valor é automaticamente subtraído da sua conta. Em alguns casos, como finais de semana ou feriados, o valor poderá ser descontado no próximo dia útil. Isso acontece mais com Instituições Financeiras físicas como Caixa Econômica, Banco do Brasil, Itaú, etc.

Em bancos digitais, o valor e a transação são realizados imediatamente.

Particularidades do cartão de crédito

Diferentemente do cartão de débito, o cartão de crédito não precisa ser vinculado a nenhuma conta corrente. Inicialmente é necessária uma análise de crédito, que é feita em parceria com o SERASA.

Em seguida, é autorizado um determinado limite, que vai de acordo com seu histórico financeiro. Depende muito do valor salarial que você recebe e histórico de pagamentos em dia.

Para utilizar a função crédito, será preciso realizar o desbloqueio. Você consegue fazer isso por meio do aplicativo ou na própria agência bancária.

Uma das principais vantagens do cartão de crédito é a possibilidade de aquisição de produtos de alto valor, já que há um prazo máximo de 12x para pagar. Em alguns casos, você consegue até descontos e condições mais flexíveis por realizar p pagamento por meio do cartão de crédito.

Além disso, há bancos que oferecem um programa de recompensas. Dessa forma, a cada compra efetuada, você recebe uma pontuação que pode ser convertida em saldo ou utilizada para realizar compras, viagens e seguros.

Leia também: Como parcelar a dívida total do cartão de crédito

A praticidade do cartão de crédito e débito

Existe cartão de crédito e débito junto e essa é uma das maiores praticidades para o dia a dia. Afinal, você terá nas mãos a melhor opção de acordo com o seu perfil financeiro.

Também é chamado de cartão múltiplo, significa cartão que pode desempenhar as duas funções. Já se tornou um tipo de cartão padrão aqui no Brasil, oferecido pelos principais bancos, inclusive os digitais.

É tudo no mesmo cartão. Assim, você não passará mais aperto em esquecer o cartão de crédito em casa. Outra vantagem é que haverá apenas uma fatura de cartão, que evita atrasos no pagamento e controle maior dos gastos.

O que faço para ter cartão de crédito e débito junto?

Assim que você abrir uma conta em qualquer banco, automaticamente receberá um cartão múltiplo. Então, para obter um cartão de crédito e débito junto, é preciso que você tenha conta, seja poupança, seja corrente, em qualquer banco.

Vale ressaltar que dependerá muito da bandeira para que seu cartão seja aceito. As bandeiras mais aceitas atualmente são: Visa e Mastercard. Conheço algumas pessoas que têm conta poupança na Caixa e receberam um cartão de débito da bandeira Elo.

Em alguns estabelecimentos essa bandeira não é aceita. Outro fato interessante é que alguns bancos não oferecem o cartão múltiplo para conta poupança, somente para a corrente.

Por isso, é interessante que você vá até a agência bancária de sua preferência e pesquise antes de abrir a conta.

Banco digital com cartão de crédito e débito junto

Outra opção para obter o seu cartão múltiplo é abrir uma conta em um banco independente e digital, como a Nubank, Next, Inter, Neon, etc.

Esse tipo de banco oferece muita agilidade e praticidade para lidar com assuntos financeiros, desde pagamentos até investimentos. Inclusive, oferece um cartão de crédito e débito junto para utilizar em qualquer estabelecimento.

Além disso, você não paga tarifas ou taxas extras para consultar saldos e realizar transferências para bancos diferentes. Outro grande diferencial é que a maioria dos bancos digitais não cobram anuidade do cartão.

Então, é vantagem que não acaba mais que já se tornaram uma forte tendência no mercado.

Como saber se meu cartão é de crédito ou débito? Agora você já aprendeu como identificar e ainda conheceu várias dicas interessantes sobre cartões múltiplos. Então, o que acha de compartilhar em suas redes sociais para ajudar mais pessoas?