Como passar cartão por aproximação? Precisa de senha?

O pagamento por aproximação é uma inovação do mercado financeiro que vem ganhando cada vez mais adeptos. Mas você sabe como passar cartão por aproximação? Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue a leitura!

Nesse artigo, além de esclarecer questões referente a essa nova tecnologia, você aprenderá de forma simples e prática como utilizá-la tanto no cartão físico quanto nas versões virtuais.

Para se ter uma ideia, segundo um levantamento feito pela Abecs, o uso da tecnologia NFC (Near Field Communication), que é o nome dessa modalidade de aproximação, apresentou um crescimento de 694% em 2021.

Esse aumento extraordinário de utilização se deu por vários motivos, em especial pelas restrições de contato durante a pandemia. Mas também, é claro, pela praticidade que oferece e o tempo que poupa na hora de realizar os pagamentos.

Você pode gostar de ler também:

Como passar cartão por aproximação? Precisa de senha?

Apesar dessa popularidade toda, muitos consumidores ainda tem dúvidas sobre como passar cartão de crédito por aproximação, se é necessário o uso de senha, se esse método é de fato seguro e quais as vantagens do seu uso.

Antes de tudo, vamos esclarecer essa dúvida primordial: não é necessário o uso de senha para a realização de pagamentos com essa tecnologia.

Mas atenção! Caso o valor ultrapasse o limite máximo, que normalmente é de R$ 200,00, será necessário digitar a sua senha.

Você pode realizar os seus pagamentos através de um cartão de crédito físico habilitado com a NFC, através dos seus cartões digitais ou pulseira e outros acessórios feita especialmente para isso.

Atualmente a maioria dos cartões de crédito e débito já vem com essa funcionalidade. Entretanto, você pode realizar uma solicitação no seu banco caso o seu não ofereça essa possibilidade.

De qualquer modo, para utilizar esse sistema é muito simples. No caso do cartão físico, da pulseira e dos outros acessórios NFC, basta aproximá-los da maquininha na hora de realizar o pagamento. Com isso o valor definido é debitado automaticamente.

Da mesma forma, se o seu celular for compatível com essa nova tecnologia, você pode utilizar esse método de pagamento sem nenhuma dificuldade.

Assim, primeiramente será necessário cadastrar o seu cartão na plataforma de pagamento do seu smartphone. Os mais conhecidos são: Samsung Pay, Apple Pay ou na loja de aplicativos Google Pay.

Depois disso, funciona basicamente da mesma forma, basta informar, no momento da compra, que você deseja realizar o pagamento dessa forma e aproximar o seu aparelho da maquininha.

Como passar cartão por aproximação

É seguro usar o cartão por aproximação?

Sim! É um sistema muito seguro na realidade. O fato da não utilização de senha pode gerar insegurança em algumas pessoas. Mas agora você irá entender como funciona essa tecnologia e assim poderá utilizá-la sem nenhum receio.

Dessa forma, é importante entender, antes de tudo, que esse mecanismo protege os dados do usuário por criptografia, o que impede o acesso às informações do consumidor e golpes conhecidos, como por exemplo a clonagem.

Então, você não deve se preocupar com falhas tecnológicas do sistema só porque esse não utiliza uma senha digitada.

Entretanto, existem outros riscos relacionados à ações de pessoas que se aproveitam das circunstâncias ou mesmo da falta de informação de alguns consumidores. Mas você pode adotar algumas medidas que evitam esses tipos de transtornos:

  • Você pode ativar as notificações automáticas no caso de pagamentos na modalidade digital;
  • Conferir sempre o valor cobrado antes de realizar o pagamento;
  • Caso o seu cartão seja roubado ou perdido, você deve bloqueá-lo imediatamente;
  • Conferir sempre o seu extrato e reportar ao banco qualquer compra não  reconhecida.

Quais as vantagens dessa forma de pagamento?

Agora que você já sabe como passar cartão por aproximação e como se proteger de possíveis golpes, vamos conhecer algumas das vantagens que o uso dessa funcionalidade apresenta:

  • Praticidade e agilidade: o processo de compra é feito muito mais rápido, dispensa a utilização de senhas e ainda possibilita que o trâmite seja feito sem nenhum meio físico através das carteiras digitais;
  • Versatilidade: isso porque atualmente o pagamento por aproximação é aceito em quase todas as maquininhas de cartão e outros leitores;
  • Segurança: como foi mencionado acima, o sistema é protegido por criptografia;
  • Planos de fidelidade: alguns cartões oferecem benefícios como descontos, pontos em planos de fidelidade ou cashback;
  • Distanciamento: o que na pandemia foi um ponto muito positivo. Mas, mesmo fora desse cenário, é uma alternativa muito mais higiênica e reduz a transmissão de outras doenças.

Dessa forma, o cartão por aproximação traz inúmeros benefícios para quem o utiliza, mas é importante sempre estar atento para evitar golpes aplicados por meio dessa tecnologia.

Por fim, vale mencionar que também existe a possibilidade de desabilitar essa funcionalidade, caso você deseje. No caso dos cartões físicos entre em contato com a sua instituição financeira. Para cartões virtuais o processo pode ser feito diretamente no aplicativo do seu banco.