Como pagar IPVA com cartão de crédito?

Se está procurando dicas de como pagar IPVA com cartão de crédito, chegou ao lugar certo. Hoje, irei te mostrar como tirar proveito dessa opção de pagamento, afinal, é importante ter mais praticidade para se programar e não atrasar a regularização, não é mesmo?

De forma resumida, o processo de pagamento com o cartão de crédito é bem simples. Basta se dirigir a um posto de pagamento autorizado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e escolher a forma de pagamento, pois você também pode parcelar o valor no seu cartão.

Mas para saber ao certo como pagar IPVA com cartão de crédito é só acompanhar a leitura. Reuni algumas perguntas pertinentes para facilitar ainda mais sua compreensão do assunto. Vamos conferir? Boa leitura!

5 perguntas que mostram como pagar o IPVA com cartão de crédito

como pagar IPVA com cartão de crédito

A possibilidade de pagar o IPVA com o cartão de crédito é uma grande vantagem oferecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A partir da Resolução SF 130/2018, surgiu a oportunidade de pagamento dos débitos associado a veículos.

Além do IPVA, será possível também quitar a obrigação do DPVAT, as taxas e multas de trânsito. No entanto, vale ressaltar que os débitos não podem fazem parte de uma dívida ativa, para que consiga utilizar o cartão de débito ou crédito na hora de pagar.

O mais importante é comparecer a um dos postos de atendimento das instituições credenciadas, portando o Registro Nacional de Veículo Automotor (RENAVAM).

1 – Vou poder parcelar o IPVA no cartão de crédito?

Sim, essa é uma das grandes facilidades viabilizadas com a resolução. O parcelamento pode ser feito em até 12 vezes, mas é importante ressaltar que o parcelamento poderá ser passível de acréscimos de juros, e isso será específico a cada caso, uma vez que as prestadoras de serviços de créditos possuem políticas distintas.

2 – Em que momento a situação do veículo será regularizada com o pagamento parcelado?

“Nossa, será preciso esperar até a última parcela para que meu veículo seja regularizado?”.

Não, assim que o pagamento for creditado em seu cartão de crédito, a situação do veículo se regulariza automaticamente, uma vez que a operadora do seu cartão já repassa o valor completo do IPVA, assim como acontece em qualquer transação no cartão de crédito.

3 – Como devo proceder para realizar o parcelamento no meu cartão?

Assim como mencionei acima, é preciso que você se direcione a um posto de atendimento devidamente autorizado pelo Denatran. Lá você irá escolher a quantidade de parcelas que deseja pagar seu IPVA, claro, considerando os juros que serão inclusos. Uma dica é realizar uma breve pesquisa para identificar a fornecedora de serviço que cobre menos juros.

4 – Quais localidades aceitam o pagamento do IPVA com cartão?

Geralmente, os postos de atendimento credenciados pelo Denatran, bem como das operadoras de cartões credenciadas, se encontram propriamente dentro das unidades do Denatran. Em alguns casos, você pode até mesmo realizar esse processo de forma on-line. Para isso, procure o departamento da região para se certificar dessa facilidade na quitação.

5 – Existe restrição em algum estado ou todos podem aproveitar essa simplicidade?

Essa medida viabilizada pelo Denatran e Contran, visa atender o Brasil como um todo. No entanto, como em todo processo que envolve impostos, cada estado brasileiro apresenta suas particularidades. Portanto, é fundamental que procure o Detran do seu estado, para certificar-se das possibilidades quanto ao parcelamento.

Se você tiver dificuldades em entender as regras do seu estado, faça uma busca rápida no Google. Basta acessar o Google e digitar Detran, automaticamente irá aparecer o site do Detran do seu estado, mas caso isso não aconteça, é só complementar a busca com: “Detran + seu estado”.

Lá você encontrará tudo o que precisa para dar andamento a sua regularização. Espero ter ajudado a compreender melhor como pagar IPVA com cartão de crédito. Compartilhe as dicas! 😊