Como pagar eSocial atrasado?

eSocial vencido? Então, saiba aqui como pagar eSocial atrasado passo a passo para a regularização.

Na rotina acelerada do dia a dia, é comum que haja esquecimentos. No entanto, é uma situação que precisa de correção imediata para que não acarrete problemas mais graves para o empregador. Confira a seguir como proceder!

Como pagar eSocial atrasado – passo a passo

como pagar eSocial atrasado

Desde outubro de 2015, foi criado o módulo eSocial doméstico, ou seja, um módulo simplificado, disponível para empregador doméstico, segurado especial e MEI. Dessa forma, todas as contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias foram unificadas no DAE (Documento de Arrecadação do eSocial).

O prazo de pagamento do eSocial é até o dia 7 de cada mês. Contudo, se o dia cair em feriados ou finais de semana, o pagamento deve ser realizado de forma antecipada.

O não pagamento das guias pode acarretar uma ação judicial movida pelo Governo. Claro, isso se passar até 1 mês após o vencimento. Então, uma falha na rotina de pagamento pode gerar inúmeros prejuízos.

O pagamento das guias pode ser realizado nas casas lotéricas, agências bancárias, caixa eletrônico e internet banking. Embora seja possível pagar qualquer boleto vencido, desde 2018, as guias DAE não podem ser pagas após o vencimento. Então, veja passo a passo como regularizar eSocial vencido:

  1. Faça o login no Portal eSocial: a primeira coisa a fazer é acessar o Portal eSocial com CPF ou CNPJ, código de acesso gerado no cadastro e a senha.
  2. Acesse a opção “folha de pagamentos”.
  3. Em seguida, acesse a opção “dados da folha de pagamentos”.
  4. Agora você deve selecionar o mês e o ano da guia a qual deseja emitir a segunda via.
  5. O registro deverá constar como “folha encerrada”.
  6. Clique na opção “emitir guia”.

Vale ressaltar que a guia automaticamente será gerada para o pagamento no mesmo dia. Caso queira pagar em uma outra data, será necessário clicar em “editar guia”. Digite a data de vencimento confortável para você e clique em emitir guia.

Automaticamente o sistema irá gerar uma guia atualizada, com a apuração de juros e multas cabíveis.

Leia também: Até que horas posso pagar boleto no caixa eletrônico?

Como descobrir se há guias DAE eSocial não pagas

Como você já deve ter percebido, todas as guias, independente se estão regularizadas ou atrasadas constam com o status “encerrado”. Eu já vi pessoas esquecerem de pagar um mês e no outro mês pagar a contribuição normalmente.

No entanto, ao receberem notificação de pendências ficaram totalmente perdidas, pois já tinham quitado o mês, mas esqueceram uma parcela anterior em atraso. Quando foram pesquisar no Portal eSocial, encontraram todas as guias com o status “encerrado”.

Isso é uma prática comum e automática do sistema e significa que o prazo das guias já foi encerrado. Outro status visível é o de “pendente” que significa que o prazo ainda não chegou, ou seja, somente para as guias futuras.

Mas como saber se há guias DAE eSocial não pagas? Para isso, será necessário realizar uma pesquisa no e-CAC. Saiba como consultar DAE em atraso:

  1. Acesse o Portal e-CAC com seu CPF ou CNPJ, código de acesso e senha. Caso tenha em mãos o certificado digital, basta realizar o login com ele, na opção lateral “certificado digital”.
  2. Assim que você tiver acesso à plataforma, clique em “pagamentos e parcelamentos”.
  3. Em “pagamentos”, basta selecionar a opção “consulta comprovante de pagamento”. Você terá todas as opções disponíveis como DARF, DAS, DAE e DJE.
  4. Em seguida, selecione DAE na opção “tipo de pagamento”.
  5. Por fim, preencha as lacunas com os dados requisitados e clique em consultar.

Após realizar esse passo a passo, você será apresentado a uma relação com as guias que já foram quitadas dentro do prazo e aquelas que estão em atraso.

Leia também: Documentos necessários para abrir conta na Lotérica

É possível parcelar guias DAE em atraso?

Se ocorreu com você de esquecer o pagamento por algum tempo, provavelmente receberá uma segunda via com o valor mais alto do que o normal. Vale ressaltar que não é possível parcelar guia DAE vencida, juntamente com seus encargos e tributos.

O que pode ser parcelado é a contribuição previdenciária (INSS) ou benefícios do Governo, como seguros. Então, não haverá outra saída a não ser quitar de vez essa dívida com o Governo.

Por isso é tão importante que você realize uma boa gestão financeira. Monte uma planilha com as datas de vencimento e indicativos das guias. As responsabilidades empresariais são muitas, mas a área financeira é um dos pilares mais importante para garantir o sucesso do negócio.

Espero muito ter te ajudado a solucionar essa dúvida. Agora você já sabe como pagar eSocial atrasado. Então, regularize o quanto antes a sua situação para não ter maiores problemas. Compartilhe as dicas!