Como pagar conta de luz com cartão de crédito?

Se você também se pergunta como pagar conta de luz com cartão de crédito, saiba que é simples, basta utilizar o serviço de internet banking do seu banco, ou através de aplicativo bancário e por último pela central de atendimento da instituição financeira.

Pode até parecer complicado, mas vou te mostrar na prática como é possível pagar conta de luz e muitas outras faturas, de forma simples e rápida. Confira a seguir algumas dicas para te ajudar nas finanças!

Como pagar conta de luz com cartão de crédito

É totalmente compreensível ficar sem dinheiro durante o mês, mas isso acaba impactando as finanças pessoais. Nesse momento, contas como a de luz, água e telefone, acabam se tornando algo a ser resolvido com certa urgência.

Então, uma saída para quando essa situação acontece é pensar no cartão de crédito como alternativa para quitar as contas e manter os serviços funcionando. Porém, esse é um tema que gera bastante dúvida nas pessoas, inclusive a mim, pois também já tive que recorrer a essa estratégia.

Embora seja completamente possível de pagar conta de luz com cartão de crédito, você precisa considerar algumas coisas. Primeiramente, nem toda instituição financeira oferece essa possibilidade, obrigando você a buscar maiores informações com sua administradora do cartão.

Outro ponto a ser levantado aqui, é que alguns cartões cobram taxas e tarifas para disponibilizar esse recurso. Logo, é fundamental analisar se o seu cartão impõe algum valor pela utilização do serviço.

E claro, considerar dentro do seu planejamento financeiro que o limite alocado pelo valor da conta de luz ficará em uso, impedindo você de aplicar aquela parte a outros gastos. Veja abaixo como pagar sua conta de luz utilizando o cartão de crédito em 2 possibilidades!

DICA EXTRA: vou deixar aqui o site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), onde você pode consultar quais tarifas sua instituição financeira cobra, assim você consegue se planejar ainda melhor.

Leia também: O que acontece se não pagar a fatura do cartão de crédito?

Utilize o serviço de Internet Banking

Devido à facilidade oferecida pelo serviço de Internet Banking, cada dia mais pessoas têm aderido à sua utilização. E uma das formas de conseguir pagar sua conta de luz com cartão de crédito é por meio desse sistema bancário virtual.

Sendo assim, caso você ainda não tenha esse recurso ao alcance, recomendo que se dirija até uma agência para regularizar essa questão, é tudo bem simples. Em seguida, você deve seguir o passo a passo abaixo:

  • Devidamente cadastrado, você precisará acessar o Internet Banking.
  • Agora, localize a opção “pagamento”, que é onde dará início à escolha da opção certa.
  • Logo após insira o código de barras do boleto, nesse caso, há a possibilidade do recurso de escaneamento do código de barras.
  • A próxima etapa consiste em escolher o método de pagamento, nesse caso, escolha a opção “cartão de crédito”.
  • Por fim, será exigido que autorize o processo de pagamento, para isso você deve colocar sua senha, e está pronto.

DICA EXTRA: vale lembrar que as opções desse serviço variam muito de uma instituição para outra, por exemplo, com o cartão Nubank, basta apenas localizar a opção “pagar” e já escolher “pagar um boleto”, bem mais simples, mas em caso de dúvida a melhor saída é procurar sua instituição bancária para mais orientações.

Leia também: Parcelei a fatura do cartão, posso parcelar novamente?

Procure em sua loja virtual pelo aplicativo do banco

Seja Itaú, Bradesco, Caixa e todo o restante, eles disponibilizam um aplicativo para facilitar o acesso ao Internet Banking. Dessa forma, você consegue ampliar ainda mais a usabilidade desse serviço bancário digital.

Por outro lado, existe uma medida de segurança que deve ser atendida, ou seja, assim que baixar o aplicativo você precisará autorizar seu aparelho a acessar sua conta, pois do contrário qualquer pessoa mal intencionada poderia ter acesso aos seus dados, não é mesmo?

Normalmente, essa etapa pode ser resolvida simplesmente indo ao caixa eletrônico da sua agência e seguindo o procedimento de autorização. Contudo, em alguns casos é necessário entrar na agência e conversar com o gerente para autorizar, mas também não tem segredo nisso.

DICA EXTRA: na agência, procure sempre um atendente autorizado ou especialista. Nunca peça ajuda a quem você não conhece, combinado?

Leia também: Como parcelar a dívida total do cartão de crédito?

Como último recurso: procure a central de atendimento pelo telefone

como pagar conta de luz com cartão de crédito

Agora, se você não conseguiu pagar sua conta de luz com cartão de crédito como mostrei acima, minha última indicação é que procure a central de atendimento da sua instituição financeira através do telefone.

Lá eles podem te instruir melhor sobre como agir nesse caso, inclusive, te posicionar melhor sobre o que o banco oferece em termos de serviços para você utilizar no dia a dia.

Viu que não há segredo algum nesse processo? Basta apenas tomar as medidas de segurança e, sobretudo, planejar sua vida financeira com cuidado e atenção para evitar qualquer dor de cabeça.

Espero ter ajudado a organizar tuas finanças com mais esse conteúdo. Não esqueça de compartilhar as dicas! 😊