Como desativar pagamento por aproximação?

Apesar da popularidade que essa tecnologia ganhou nos últimos anos, não é todo mundo que deseja utilizá-la. Sendo assim, você sabe como desativar pagamento por aproximação?

Esse artigo vai te mostrar de uma maneira muito simples como realizar esse procedimento seja no seu cartão físico quando nas modalidades virtuais.

Além disso, você poderá esclarecer muitas dúvidas comuns sobre esse sistema. Visto que a maioria das pessoas que desejam desativá-lo passaram por algum transtorno devido, principalmente, a falta de informação sobre o funcionamento desse mecanismo.

Dessa forma você saberá como desativar pagamento por aproximação, mas também terá a alternativa de entender como usar essa modalidade de pagamento de uma forma segura evitando problemas relacionados.

Vamos lá?

Você pode gostar de ler também:

Como funciona o pagamento por aproximação?

Antes de saber como desativar pagamento por aproximação, vamos entender o que é, como funciona e logo em seguida quais os riscos do seu uso.

Sendo assim, esse tipo de pagamento é possível através da tecnologia NFC, isto é, comunicação por campo de proximidade.

Os aparelhos e cartões habilitados com essa nova tecnologia dispensam o uso de senhas para realização de pagamentos dentro de um limite de valores.

Ou seja, por motivos de segurança o uso desse sistema é normalmente limitado a compras de no máximo R$ 200,00. Apesar disso, para utilizar esse tipo de pagamento é muito simples! E essa é uma das suas principais vantagens.

Porque basta, no momento da compra, aproximar da maquininha o seu cartão físico, ou seu smartphone (no caso de pagamento com cartão digital), ou acessórios desenvolvidos para esse fim, e automaticamente o valor é debitado.

Apesar da não necessidade do uso de senhas digitadas esse é um sistema tão seguro quanto o utilizado em cartões físicos. Ou até mais que isso, visto que os dados do usuário são protegidos por criptografia.

Entretanto, existem alguns golpes específicos dentro dessa modalidade, e por isso muitas pessoas ficam com receio de ter essa funcionalidade habilitada em seus meios de pagamento.

A boa notícia é que com alguns cuidados você pode sim usufruir de todos os benefícios que essa inovação oferece e evitar esses problemas.

Como desativar pagamento por aproximação

Quais os principais riscos dessa tecnologia

O pagamento por aproximação, ou contactlessde uma forma geral, possui muito mais vantagens que desvantagens. E principalmente, essa modalidade está entre as soluções mais seguras de transações.

Visto que, como foi mencionado acima, esse sistema utiliza um código criptografado válido somente para uma transação. Isso evita fraudes relacionadas ao acesso a informações pessoais e clonagem de cartões, por exemplo.

Dessa forma, vamos entender os principais golpes praticados através dessa tecnologia e logo em seguida você saberá como desativá-la de forma descomplicada.

  • Aproximação indevida: 

Você deve ter em mente que basta uma distância mínima para que ocorra o débito automático. Por isso mesmo, em algumas situações, como festas e eventos, onde existem um grande número de pessoas, o risco é maior, pela falta de atenção.

Sendo assim, um golpe aplicado é que essas pessoas podem simplesmente estar portanto uma maquininha e se aproximar indevidamente de você. Caso seus meios de pagamentos estejam habilitados com o contactless, esse valor será cobrado.

  • O bloqueio não imediato em casos de perda ou roubo:

Nesse caso, a falta de informação de muitos consumidores sobre o fato de que a maioria dos cartões de crédito/débito já possuem essa funcionalidade embutida, em caso de perda ou roubo não bloqueiam imediatamente os seus cartões.

Dessa forma, quem estiver com o objeto em mãos poderá utilizar dessa tecnologia para compras dentro do limite mencionado.

  • Valor cobrado a mais:

Na realidade esse não é um problema exclusivo do pagamento por aproximação. Esse golpe também acontece com cartões físicos.

Mas como nessa modalidade você pode fazer a transação de uma certa distância, nem sempre as pessoas conferem os valores inseridos na maquininha.

Dessa forma, pela falta de atenção, algumas pessoas acabam pagando um valor a mais nas suas compras.

Como desativar pagamento por aproximação?

Diante disso, algumas pessoas querem saber como fazer para desativar essa função. Se é esse o seu caso, de uma forma geral, o processo é bem parecido, confira abaixo:

  • Internet Banking: ou seja, o site do seu banco. Muitas intuições disponibilizam a função de ativar e desativar o contactless através do site.

Para realizar o procedimento basta:

  1. Acessar o site oficial e fazer o seu login;
  2. Selecionar a opção “Cartão” ou “Meus cartões”;
  3. Depois disso procure pela opção “Compras por aproximação” ou “Contactless”. E, nesse caso desabilite a função.
  • Aplicativo bancário: você pode desativar o pagamento por aproximação também diretamente no aplicativo do seu cartão. É também muito simples.
  1. Acesse o aplicativo;
  2. Depois, procure a opção de configurações do cartão;
  3. Clique nas palavras “Pagamentos por aproximação”, “NFC” ou “Compras por aproximação” ou “Contactless”. E desative a função.

Muito simples não é? Esse procedimento vale tanto para os cartões físicos quanto para os digitais.

Caso tenha alguma dificuldade você pode entrar em contato com a sua instituição financeira. Por fim, é importante relembrar que você pode reativar essa função quando quiser.