Cheque devolvido motivo 43: O que significa? O que fazer?

Cheque devolvido motivo 43 está relacionado à categoria de apresentação indevida e significa cheques que já foram devolvidos anteriormente, mas que não poderiam ser reapresentados. Além disso, há diversos outros fatores que podem ocasionar esse problema!

Separei algumas dicas e informações importantes que podem te ajudar. Vamos conferir?

Quais fatores resultam em cheque devolvido motivo 43?

Diferentemente de outros motivos, onde o significado geralmente está relacionado a apenas um problema, como no caso do motivo 20 que é: furto, roubo ou extravio de folhas de cheque em branco, o motivo 43 cita ainda outros 6 motivos.

De forma simples, se você procurar nas entrelinhas do Banco Central do Brasil (BCB), encontrará a seguinte razão “Apresentação Indevida”: motivo 43 diz respeito a um cheque, devolvido anteriormente pelos motivos 21, 22, 23, 24, 31 e 34, não passível de reapresentação em virtude de persistir o motivo de devolução.

Portanto, se a folha de cheque estiver em mãos, saiba que pode ser resultado de qualquer um dos motivos que citei acima. “Tudo bem, mas agora tenho outra dúvida, o que representa cada um desses outros motivos?”. Não se preocupe, pois vou explicar!

Leia também: Cheque devolvido motivo 70: o que significa? O que fazer?

Cheque devolvido motivo 21

Esse motivo é bem direto e diz respeito a um cheque sustado ou revogado. Em muitos casos, acontece de o emissor acabar agindo de má fé, o que o leva a sustar o cheque. Nesse sentido, cabe ao recebedor protestar o cheque em um tabelionato de protesto.

Cheque devolvido motivo 22

O motivo 22 é resultado de um cheque com divergência ou insuficiência de assinatura. Em casos mais simples, basta contatar o emissor que deve preencher uma nova folha com uma assinatura mais legível e completa.

Leia também: Cheque devolvido motivo 22: o que significa?

Cheque devolvido motivo 23

Já o motivo 23 diz respeito a cheques emitidos por entidades e órgãos da administração pública federal direta e indireta, em desacordo com os requisitos constantes no Art. 74, § 2°, do Decreto-Lei n° 200, de 25/02/1967. É indicado que você procure o emissor, a fim de solucionar essa pendência.

Cheque devolvido motivo 24

Quando um cheque é devolvido pelo motivo 24, houve aí um bloqueio judicial ou determinação do Banco Central do Brasil. Assim como no motivo anterior, cabe inicialmente procurar o emissor responsável pelo cheque.

Cheque devolvido motivo 31

Aqui, o motivo 3 está associado ao preenchimento correto das informações de um cheque. Isso porque é considerado um erro formal, ou seja, não há data de emissão, o mês pode estar grafado numericamente, ausência de assinatura e mesmo o não registro do valor por extenso.

A saída para solucionar esse problema é correr atrás de “terminar” o preenchimento correto, seja através do emissor e/ou até mesmo na agência bancária para colher mais informações.

Cheque devolvido motivo 34

O motivo 34 cita: cheque apresentado por participante que não o indicado no cruzamento em preto, sem o endosso-mandato. Em diferentes buscas que realizei, encontrei muitos relatos dizendo que esse motivo é raríssimo, uma vez que os cheques compensam indiferentemente à sua indicação nominativa.

Como resolver o motivo 43 de um cheque devolvido

cheque devolvido motivo 43

Como você pôde ver acima, o motivo 43 pode ser bem trabalhoso, visto que primeiramente você deverá identificar qual dos outros motivos está influenciando na devolução da sua folha de cheque.

Contudo, eu gosto muito de indicar que você vá até a sua agência bancária ou mesmo à agência referente ao cheque que está em posse. Quando na agência, você poderá ser instruído de forma assertiva sobre solucionar esse problema, pois é a maneira mais segura de lidar com essa situação.

Dessa forma, quando tiver o conhecimento real de qual motivo está por trás da devolução 43, é só buscar o responsável direto pelo cheque. Afinal, esse é um motivo que implica na não reapresentação do cheque, ou seja, será preciso ir direto à fonte do documento.

É muito comum que bata um certo desespero quando um cheque é devolvido, principalmente quando o cheque de terceiros está em suas mãos.

Por outro lado, saiba que para cada motivo você tem um prazo estipulado para solucionar e certamente existem caminhos simplificados. Se é de algum conhecido o processo pode ser ainda mais simples, mas em todo caso, visite sua agência para maior segurança nas ações, combinado?

Pegou um cheque devolvido motivo 43? Agora você já sabe como proceder, não é mesmo? Espero ter auxiliado a compreender melhor esse tema. Compartilhe as dicas! 😊