Cheque devolvido motivo 22: O que significa? O que fazer?

Cheque devolvido motivo 22 significa divergência ou insuficiência de assinatura. Por isso, é importante que, ao preencher a folha, você confira se não esqueceu nenhum detalhe importante.

Falarei a seguir mais sobre esse problema, extremamente comum, mas que acaba confundindo muita gente. Confira com atenção e saiba como proceder!

Cheque devolvido motivo 22: saiba como regularizar!

cheque devolvido motivo 22

Como eu mencionei anteriormente, o motivo de o cheque ter voltado é relacionado à assinatura. Contudo, é de suma importância que você compreenda melhor como proceder em caso de devolução de cheque para que isso não se transforme em um grande transtorno financeiro.

Em alguns casos, poderá impedir a pessoa que enviou o cheque de emitir novos cheques e até mesmo de obter créditos ou empréstimos.

Mas se a devolução de cheque motivo 22 aconteceu com você, provavelmente o banco te informou, já que é responsabilidade da Instituição o compromisso de instruir o consumidor. Então, após compreender o motivo, basta entrar em contato com o depositante e esclarecer o problema.

Posso protestar cheque devolvido motivo 22? Na verdade, não existe uma proibição que impeça essa ação. No entanto, a responsabilidade da legitimidade da cobrança é exclusiva do credor. Então, nesse caso, pode ser que ocorra a sustação do protesto pelo emitente do cheque.

Além disso, o emitente poderá entrar com uma ação de danos morais. Portanto, é interessante avaliar bem essa opção e tentar um diálogo com o emitente do cheque antes de tomar qualquer providência rígida.

Cheque devolvido motivo 22 pode ser reapresentado?

Aqui temos duas vertentes, porque o motivo 22 significa, justamente, divergência ou insuficiência de assinatura. Dessa forma, se for divergência de assinatura, o cheque não será mais aceito e não poderá ser reapresentado.

Por outro lado, se a razão for insuficiência de assinatura, o cheque poderá sim ser reapresentado, desde que esteja devidamente preenchido. Vale ressaltar que o prazo máximo para reapresentar o cheque é de 2 dias após a devolução. Isso se o cheque foi depositado na mesma cidade.

Os motivos que permitem que o cheque possa ser reapresentado são: 11, 22, 26, 27, 29, 31, 41, 42 e 48.

Ainda que reapresentado, pode ser que o recebedor não aceite o cheque por conta do transtorno gerado. Por isso, vale a pena estudar a melhor forma de quitar a dívida, sugerindo um acordo amigável.

Leia também: Como preencher corretamente um envelope para depósito

O que significa divergência de assinatura?

Divergência de assinatura é uma coisa muito séria que pode ocasionar em um processo de indenização por danos morais. Divergência de assinatura significa que a assinatura do cheque está diferente da assinatura do emitente, cadastrada no banco.

Nessa ocasião, o cheque é encarado como estelionato, fraude, roubo ou clonagem. É um delito muito grave que pode trazer muita dor de cabeça para quem emitiu, ainda que erroneamente.

Em 2006, houve um caso em que o banco foi condenado por não conferir as assinaturas de cheques. O HSBC teve que ressarcir o correntista em 70 salários mínimos. O cheque foi firmado por terceiros, com divergência clara e constatável.

Por outro lado, houve um caso em que uma pessoa que emitiu o cheque normalmente como sempre faz, mas teve o motivo 22 constatado por divergência de assinatura. O cheque foi reapresentado no mesmo dia, porém, constatado novamente com o motivo 43, que é a persistência do motivo 22.

Resultado, foi preciso quitar a dívida pessoalmente e, em seguida, dar baixa no cheque diretamente na agência bancária. Para solucionar de vez esse caso, foi necessário atualizar a assinatura na agência para evitar que esse inconveniente acontecesse novamente.

Portanto, para evitar que que qualquer tipo de problema similar aconteça com você, tome muito cuidado na hora de assinar o cheque, pois o banco pode não reconhecer. O reconhecimento das assinaturas é realizado de forma automática, ou seja, por computadores. Então, qualquer erro pode ser considerado divergência.

O que significa insuficiência de assinatura?

Insuficiência de assinatura significa que está faltando alguma coisa para completar sua assinatura, seja um traço, letra ou qualquer detalhe que identifique a assinatura cadastrada no banco.

Essa razão pode ainda indicar a falta de assinatura. Talvez o emissor tenha preenchido corretamente as outras lacunas, mas esqueceu da assinatura. O cheque volta com motivo 22.

Portanto, ao assinar um cheque, procure assinar sempre da mesma forma para evitar possíveis transtornos. Confira direitinho antes de entregar a alguém ou depositar no banco.

Espero muito ter ajudado a solucionar a sua dúvida. Utilize essas dicas para aprimorar sua rotina bancária. Compartilhe as dicas para ajudar mais pessoas que tenham a mesma dúvida que você!