Cheque devolvido motivo 11: O que significa? O que fazer?

O problema com um cheque devolvido motivo 11 está entre os mais comuns, e significa que o cheque está sem fundo sendo sua 1ª apresentação. Por ser o mais comum é também um dos mais simples de se resolver e você encontrará a solução hoje!

Portanto, confira a seguir dicas úteis para regularizar a sua situação. Vamos conferir?

O que significa na prática o cheque devolvido motivo 11?

cheque devolvido motivo 11

Para quem trabalha com cheque, o motivo 11 é bem costumeiro, pois a razão é bem simples. Quando você passa um cheque para alguma pessoa, o processo comum é que essa pessoa irá descontar o cheque, seja diretamente na boca do caixa ou através de depósito.

Contudo, assim que o sistema bancário chega para compensar o valor, é fundamental que o emissor tenha fundos em sua conta. Caso isso não aconteça, automaticamente esse cheque volta, sendo devolvido sob o motivo 11, que representa cheque sem fundo.

Por outro lado, o que muita gente não sabe é que um cheque devolvido tem mais de uma tentativa para ser compensado antes de causar problemas reais ao emissor. É por isso que o motivo 11 representa a 1ª apresentação, no qual houve apenas uma tentativa de compensação.

Portanto, o credor tentará compensar o cheque novamente, representando a 2ª tentativa de pagamento. Nesse momento, se tiver fundos o processo segue normalmente e o motivo 11 desaparece.

Agora, caso não haja fundos novamente, o cheque passa a ser considerado motivo 12, que é quando há a tentativa de segunda compensação sem sucesso. E pessoalmente, tenho que te dizer, esse problema costuma ser trabalhoso para solucionar.

DICA EXTRA: entre uma tentativa de compensação e outra, o credor deve aguardar um período de 24 horas para realizar uma nova tentativa, isso está em Lei. Então, você tem um prazo ainda para solucionar isso antes de virar uma bola de neve.

Leia também: Cheque devolvido motivo 22: o que significa? O que fazer?

Por que é necessário resolver quanto antes o motivo 11?

Gosto sempre de recomendar que a pessoa corra atrás o mais rápido possível de resolver questões relacionadas a cheque. Mas quando o motivo é o 11, a urgência deve ser ainda mais, pois ainda há tempo para reduzir todo o trabalho que virá depois.

Assim como mencionei acima, quando ocorre a segunda tentativa sem sucesso de compensar um cheque já devolvido por motivo 11, o cheque se caracteriza como motivo 12, e aí o processo costuma ser mais demorado.

“Certo, acabei esquecendo de resolver isso com antecedência, o que acontece?”. Bom, o procedimento padrão é que o nome do emitente seja incluído no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo).

Esse cadastro negativo tem a mesma equivalência que o nome sujo do SPC, Serasa Experian e demais órgãos protetores do crédito. Sendo assim, é fundamental ir atrás de resolver essa situação o quantos antes.

O primeiro passo é se dirigir a sua agência bancária, pois lá irão te direcionar à exclusão do nome no CCF. Além disso, poderá também ter acesso ao histórico de movimentação da folha de cheque, a fim de identificar com quem está o cheque.

DICA EXTRA: apesar de um cheque ser um documento de grande movimentação, pois um dia está com um conhecido e em seguida do outro lado do estado, caso tenha acesso ao credor, peça a gentileza de segurar sua compensação por mais alguns dias até regularizar, principalmente se ainda estiver no motivo 11.

Leia também: Cheque devolvido motivo 70: o que significa? O que fazer?

Como localizar o cheque e solucionar de vez a questão

A situação mais comum é ter dificuldades para localizar um cheque, indiferente ao motivo de devolução. Portanto, o primeiro passo é ir até seu banco e pedir pela “Microfilmagem” do cheque, ainda mais se tiver acontecido ainda a primeira apresentação.

Esse processo mostrará um histórico mais aproximado de como foi sua movimentação, pela mão de quem já passou e com quem possivelmente se encontra agora.

Feito isso, tente ao máximo localizar a pessoa, a fim de pedir a regularização da situação do cheque.

DICA EXTRA: não há nada melhor para o credor do que o responsável pelo cheque demonstrar interesse em solucionar o problema, ou seja, as chances de a pessoa te ajudar serão bem grandes, pode apostar.

Leia também: Como parcelar a dívida total do cartão de crédito?

E agora você já sabe por onde começar a solucionar o problema de cheque devolvido motivo 11, não é mesmo? Costumo pensar que quanto antes sair em busca de solução, tão logo estará tranquilo para reorganizar suas finanças.

Espero ter ajudado você com mais essa dúvida e já peço para que compartilhe as dicas para mais pessoas saberem como tudo funciona! 😊