Boleto pago na sexta compensa quando?

Ainda hoje é muito comum o brasileiro lidar com os boletos, pois diferentes serviços e produtos podem ser quitados por intermédio desse documento. Isso abre margem para responder a seguinte questão: boleto pago na sexta compensa quando?”.

Geralmente quando você paga um boleto existe uma espera de até 72 horas para que o pagamento seja compensado. Esse tempo é resultado de complexos processos bancários, os quais tramitam em diferentes níveis dentro de um banco.

Agora, quando o boleto é pago na sexta-feira, é importante saber que sábado e domingo não entram nessa matemática. Afinal, eles não são considerados dias úteis, não é mesmo? Confira a seguir quando um boleto pago na sexta irá compensar. Vamos lá?

Boleto pago na sexta compensa quando: entenda o prazo médio

boleto pago na sexta compensa quando

Você sempre deve considerar um prazo de aproximadamente 72 horas para a compensação de qualquer tipo de boleto. Eu sei que é complicado esperar por algo que estava desesperado para pagar, mas o sistema bancário é assim mesmo, demorado.

A compensação deve vir em mais ou menos 3 dias úteis e, no mínimo, 2 dias. Entenda por dia útil a janela de segunda à sexta-feira, desde que não haja feriados. É fundamental compreender esse tempo para se programar melhor na hora de pagar um boleto.

Além do pagamento em questão, o horário em que foi realizado também conta. Se você pagar durante o expediente do banco ele começará a contar no mesmo dia. Mas se fizer o pagamento à noite, quando o horário comercial acabou, somente no dia seguinte para dar início ao processo.

Isso quer dizer que se você pagar na sexta de manhã, sua compensação começará ainda na sexta, podendo se estender até a terça. Agora, se pagar no período da noite, automaticamente a compensação terá até a quarta-feira seguinte para acontecer.

Claro, esse é um período hipotético que os bancos e instituições financeiras determinam, mas não quer dizer que levará todo esse tempo. Em outras palavras, a compensação pode vir antes do esperado.

Eu, por exemplo, já paguei um boleto na sexta de manhã e na segunda-feira o boleto já tinha sido compensado.

Se eu pagar um boleto na lotérica existe diferença na compensação?

Boleto-pago-na-sexta-compensa-quando-lotérica

Não há diferença alguma, pois todo o sistema bancário é integrado e funciona de uma forma única. Portanto, seja no caixa eletrônico ou na lotérica de sua confiança, a compensação acontecerá no mesmo tempo. Aí fica a seu critério o melhor canal para efetuar o pagamento.

Até mesmo pelo internet banking os bancos e instituições determinam um prazo de até 72 horas. Ou seja, a mesma coisa, a única diferença é que, talvez, um e-commerce possa vir a ser mais rápido na hora de transmitir as informações ao banco, mas nem sempre isso acontece.

Existe a possibilidade de o boleto compensar antes do prazo estipulado?

Sim, existe uma possibilidade bem grande de o boleto pago na sexta compensar antes do previsto. Na verdade, isso vale para qualquer dia semana, existem casos em que a pessoa paga um boleto no sábado e logo na segunda já foi compensado.

Tudo vai da agilidade em transmitir os dados referentes ao pagamento. Uma dica que costumo dar é, sempre guarde muito bem o comprovante de pagamento, pois da mesma forma que foi compensado rápido pode ocorrer de haver um atraso maior que as 72h.

Nesse caso é preciso recorrer à instituição na qual realizou a transação e questionar a razão para a demora na compensação. Nunca jogue fora seu comprovante fiscal!

A verdade é que um boleto pago na sexta compensa quando for mais conveniente para o sistema bancário. O importante é ter como comprovar e seguir esperando que os nossos boletos sejam todos pagos devidamente, não é mesmo? Se eu te ajudei de alguma forma, deixe nos comentários para saber que fiz a diferença. Compartilhe as dicas! 😉